CORPO, TECNOLOGIA E DESPORTO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO CASO DA PARATLETA DANIELLE BRADSHAW

Autores

  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Elder Silva Correia Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Adolfo Ramos Lamar Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56441

Palavras-chave:

Corpo humano. Esportes. Axiologia. Ontologia. Traumatismos em atletas

Resumo

Amputada da perna direita em 2010, a adolescente britânica Danielle Bradshaw começa a fazer atletismo paradesportivo. Devido aos excessivos treinamentos, a outra perna da paratleta ficou sobrecarregada, causando várias lesões que fizeram cair seu rendimento. Dessa forma, Danielle vê na amputação de sua perna esquerda uma alternativa na busca da realização de seu sonho: competir uma paraolimpíada. O presente ensaio pretende discutir a problemática do uso da tecnologia no âmbito esportivo e os desdobramentos desta no que tange a debates de cunho ontológico e axiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Departamento de Educação Física da UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Elder Silva Correia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade" - UFS e do Laboratório de Estudos em Educação Física LESEF - UFES.

Adolfo Ramos Lamar, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Pós doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Professor do programa de pós-graduação em Educação da FURB. Membro do grupo de pesquisa "educogitans" FURB.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

ZOBOLI, F.; CORREIA, E. S.; LAMAR, A. R. CORPO, TECNOLOGIA E DESPORTO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO CASO DA PARATLETA DANIELLE BRADSHAW. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 659–670, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.56441. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56441. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios