A CULTURA ESCOLAR SOB O OLHAR DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense. Curso de Educação Física. Criciúma, SC, Brasil.
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.55916

Palavras-chave:

Docentes. Cultura. Educação Física. Socialização.

Resumo

Buscamos compreender a construção da identidade docente de professores de Educação Física em início de carreira a partir de sua socialização na cultura escolar, em duas escolas da Rede Municipal de Escolas de Porto Alegre (RMEPOA). Desenvolvemos uma etnografia educacional crítica com a utilização de entrevistas, observação participante, diário de campo e análise de documento. Emergiram as seguintes categorias analíticas: experiência complexa nas escolhas e percursos pessoais: em busca do ser professor; a complexidade da cultura escolar: elementos dialógicos na prática educativa; sistema, organização e ordem: as interações com o circuito de coprodução.

 

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Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Curso de Educação Física. Criciúma, SC, Brasil.

Professor de Educação Física. Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano/UFSM. Mestre em Educação/UFSM. Doutor em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Professor do curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor doutor da Escola de Educação Física e do Programa de Pós graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

CONCEIÇÃO, V. J. S. da; MOLINA NETO, V. A CULTURA ESCOLAR SOB O OLHAR DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 827–840, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.55916. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55916. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais