BLOG EDUCACIONAL E O ENSINO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Irlla Karla dos Santos Diniz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus - Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.53073

Palavras-chave:

Educação Física. Dança. Blog. Currículo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um material didático complementar ao currículo de Educação Física do Estado de São Paulo sob a forma de blog educacional de danças folclóricas. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa organizada em três etapas: análise documental do currículo em relação à dança, produção do blog e avaliação por professores. O blog foi apontado como ferramenta de formação continuada possibilitando acesso rápido e reunião de diversas mídias em um mesmo espaço virtual. Contudo, identificaram-se limitações no emprego dessa ferramenta com relação à organização dos conhecimentos da dança, à estrutura escolar e às condições do trabalho docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Graduada em Educação Física (Licenciatura - 2011) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro - SP. Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2014), com ênfase em Educação Física escolar, e doutoranda pelo mesmo programa de Pós Graduação. Professora EBTT de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP - Campus Capivari. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, bem como a produção de materiais didáticos e os Temas Transversais.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus - Rio Claro.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.

Publicado

2015-06-09

Como Citar

DINIZ, I. K. dos S.; DARIDO, S. C. BLOG EDUCACIONAL E O ENSINO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 701–716, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.53073. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/53073. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais