A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE O CORPO

Autores

  • Fernanda Azevedo Gomes da Silva Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luis Aureliano Imbiriba e Silva Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Silvia Maria Agatti Lüdorf Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.53026

Palavras-chave:

Imagem corporal. Educação Física. Estética. Adolescente

Resumo

Os objetivos deste estudo são investigar e discutir quais aspectos relacionados ao corpo na contemporaneidade são destacados pelos professores, assim como verificar de que maneira seriam, eventualmente, abordados nas aulas de Educação Física do ensino médio de escolas do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos mediante aplicação de entrevista semiestruturada com 21 professores de diferentes instituições. Observou-se que a aparência e a saúde sobressaíram como os aspectos mais valorizados no corpo. Essas temáticas parecem ser contempladas nas aulas de Educação Física no ensino médio, a partir de abordagens sobre práticas e hábitos relativos à saúde, à sexualidade e à diversidade corporal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação Física

Professora – Redes Estadual e Municipal de Educação (Rio de Janeiro – Brasil)

Luis Aureliano Imbiriba e Silva, Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciências Biológicas

Professor Adjunto – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – Brasil)

Silvia Maria Agatti Lüdorf, Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação 

Professora Associada – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – Brasil)

Publicado

2015-06-09

Como Citar

SILVA, F. A. G. da; SILVA, L. A. I. e; LÜDORF, S. M. A. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE O CORPO. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 673–685, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.53026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/53026. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais