CORPO-MÁQUINA: DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS CIENTÍFICOS E A GINÁSTICA

Autores

  • Edivaldo Góis Junior Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
  • Carmen Lúcia Soares Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP). Departamento de Educação Física e Humanidades. Campinas, SP
  • Vinícius Demarchi Silva Terra Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.52754

Palavras-chave:

Corpo Humano. História. Ciência. Ginástica.

Resumo

Este artigo objetivou a descrição de discursos científicos e práticas modernas sobre o corpo em um recorte temporal delimitado pelo século XIX e virada do século XX, identificando a consolidação da representação de corpo-máquina como fonte de inspiração para outras práticas, como a literatura, a fotografia e, principalmente, a ginástica, no contexto da produção cultural europeia. Teve como fontes os discursos de Claude Bernard e Georges Demeny. Concluiu, ao analisar esses discursos, que a metáfora do corpo-máquina influenciou a ginástica, que, para se justificar como prática, nos termos de Demeny, evoluiu para sua fase positiva.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Professor do Departamento de Educação Física e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp.

Carmen Lúcia Soares, Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP). Departamento de Educação Física e Humanidades. Campinas, SP

Professora do Departamento de Educação Física e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Vinícius Demarchi Silva Terra, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, SP.

Professor do Curso de Educação Física da Unifesp.

Publicado

2015-08-24

Como Citar

GÓIS JUNIOR, E.; SOARES, C. L.; TERRA, V. D. S. CORPO-MÁQUINA: DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS CIENTÍFICOS E A GINÁSTICA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 973–984, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.52754. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52754. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais