LABORATÓRIO DE EXERGAMES: UM ESPAÇO COMPLEMENTAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Mateus David Finco Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Informática em Educação. Porto Alegre, RS
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Informática em Educação. Porto Alegre, RS
  • Milton Antonio Zaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Informática em Educação. Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.52435

Palavras-chave:

Jogos de vídeo. Comportamento cooperativo. Relações interpessoais.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o uso de exergames em práticas estruturadas em aulas de Educação Física envolvendo estudantes que geralmente apresentam sinais de insatisfação com atividades esportivas propostas nas aulas regulares da disciplina. Enquanto os videogames foram historicamente associados a problemas como obesidade e introversão social, os exergames trouxeram uma nova perspectiva para esses artefatos culturais. Vinte e quatro alunos entre oito e 14 anos de idade participaram do estudo, realizado em um laboratório criado em uma escola no sul do Brasil. Os alunos foram observados e seus professores de Educação Física entrevistados ao final do projeto. Como resultado, foi possível observar que os estudantes que normalmente não demonstravam interesse pelas aulas de Educação Física passaram a apresentar uma atitude positiva em relação às práticas com os exergames, evidenciando também sua disposição em colaborar com os colegas.

 

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Biografia do Autor

Mateus David Finco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Informática em Educação. Porto Alegre, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Especialista em Ginástica Artística pela Universität Leipzig (Alemanha), em esportes individuais e coletivos pela Nordjyllands Idraetshöjskole (Dinamarca) e em Aprendizagem Esportiva pela Faculdade da Serra Gaúcha. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica, esportes, educação física escolar, tecnologias e informática na educação.

Publicado

2015-06-05

Como Citar

FINCO, M. D.; REATEGUI, E. B.; ZARO, M. A. LABORATÓRIO DE EXERGAMES: UM ESPAÇO COMPLEMENTAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 687–699, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.52435. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52435. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais