OS KAINGANG DO IVAÍ, SUAS DANÇAS E A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Juliana Dias Boaretto Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Educação Integral- Núcleo Regional de Educação. Paranavaí, PR, Brasil.
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.51366

Palavras-chave:

Cultura. Dança. Ensino. População indígena.

Resumo

Discutimos a dança da etnia Kaingang, na perspectiva da educação intercultural, na busca de contribuir com a efetivação da lei 11.645/08. A pesquisa foi desenvolvida com o grupo Kakrēkin, da terra indígena Ivaí-PR, com uso de observação direta, entrevistas, filmagem e fotografia. Para análise foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo Temático. A dança na comunidade ocorre como uma forma de educação Kaingang e, por sua vez, é fortalecida em suas tradições. No processo de disseminação da cultura indígena, a educação intercultural apresenta-se como uma forma de contribuir para a Educação Física Escolar e demais áreas


 

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

BOARETTO, J. D.; PIMENTEL, G. G. de A. OS KAINGANG DO IVAÍ, SUAS DANÇAS E A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 633–644, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.51366. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/51366. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais