UM “RAIO-X” DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DE 2006 A 2012

Autores

  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.
  • Nadson Santana Reis Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.
  • Letícia Rodrigues Teixeira e Silva Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.
  • Marisa Mello de Lima Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.
  • Tayanne da Costa Freitas Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.
  • Thainá Rodrigues de Moura Praça Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.
  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.50517

Palavras-chave:

Bibliometria. Artigo de revista. Publicações periódicas como assunto.

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar tendências da pesquisa em Educação Física Escolar no Brasil. Desenvolveu-se revisão sistemática em periódicos nacionais, de 2006 a 2012. A produção dessa área representa apenas 16,20% do total de artigos publicados. Entre os delineamentos, pesquisas bibliográficas e de campo se destacaram. Os estudos de enfoque diagnóstico se sobressaíram. Observa-se ainda uma tendência de crescimento em estudos de intervenção pedagógica, tal como no cenário internacional. Considerando a relevância social da Educação Física Escolar, faz-se necessário fomentar políticas de pesquisa e pós-graduação que atendam às especificidades da área.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação pela UFSC. Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB). Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação da UnB. Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação.

Nadson Santana Reis, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer - AVANTE, sediado na UnB.

Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestranda em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (NECON), sediado na UnB.

Marisa Mello de Lima, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestranda em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (NECON), sediado na UnB.

Tayanne da Costa Freitas, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Educação Física pela UnB. Integrante do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, sediado na UnB.

Thainá Rodrigues de Moura Praça, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Educação Física pela UnB. Integrante do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, sediado na UnB.

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade de Basília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrando em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, sediado na UnB.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

WIGGERS, I. D.; REIS, N. S.; SILVA, L. R. T. e; LIMA, M. M. de; FREITAS, T. da C.; PRAÇA, T. R. de M.; FARIAS, M. J. A. UM “RAIO-X” DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DE 2006 A 2012. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 831–845, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.50517. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/50517. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios