ENTRE O OFÍCIO DE ALUNO E O HABITUS DE PROFESSOR: OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Samuel de Souza Neto
  • Flavia Medeiros Sarti Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.49700

Palavras-chave:

Ensino. Estágios. Docentes.

Resumo

Este ensaio focaliza desafios presentes no processo de estágio supervisionado enfrentados por estudantes (estagiários), professores universitários (supervisores) e professores de escolas (colaboradores) que se encontram diante da difícil tarefa de compreender a prática de ensino no tocante à composição da identidade docente no âmbito da Educação Física e da Pedagogia. Como perspectiva de análise, é apresentada a ideia de iniciação à docência, entendida como possibilidade de inserção na carreira e na cultura do magistério, por parte do estagiário, e de posicionamento no espaço da formação docente, por parte dos professores em exercício que colaboram com o estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Souza Neto

Prof. Adjunto II do Departamento de Educação da UNESP- Rio Claro

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Professora Doutora do  Departamento de Educação da UNESP- Rio Claro

Larissa Cerignoni Benites, Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Pós-doutoranda junto ao Departamento de Educação da UNESP- Rio Claro

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

SOUZA NETO, S. de; SARTI, F. M.; BENITES, L. C. ENTRE O OFÍCIO DE ALUNO E O HABITUS DE PROFESSOR: OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 311–324, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.49700. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/49700. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios