A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOMETODOLOGIA PARA OS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Autores

  • Carlos Alberto Figueiredo da Silva Universidade Salgado de Oliveira e Unisuam. Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ
  • Fabiano Pries Devide Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ.
  • Michelle Rodrigues Ferraz Universidade Salgado de Oliveira. Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ
  • Inês Petereit Universidade Salgado de Oliveira.Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ
  • Leonardo Morjan Britto Peçanha Universidade Salgado de Oliveira.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48125

Palavras-chave:

Antropologia cultural. Sociologia. Bibliografia

Resumo

Este trabalho oferece um levantamento da produção bibliográfica produzida no campo sociocultural da Educação Física, que se utiliza da etnometodologia como referencial teórico-metodológico, de forma a compreender os caminhos já percorridos e a serem percorridos nesta área de estudo. Três categorias foram construídas a partir da análise do material coletado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira e Unisuam. Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ

é licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho e bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Sua carreira acadêmica inclui estágio de pós-doutoramento na Universidade do Porto - Gabinete de Gestão Desportiva; doutorado em Educação Física (Área de Concentração: Educação Física e Cultura) pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho; especialização em Didática e Metodologia do Ensino na Universidade Estácio de Sá. Atualmente exerce o cargo de Vice-reitor Acadêmico do Centro Universitário Augusto Motta e atua como professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física.

Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ.

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestre (1999) e doutor (2003) em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Atua com a temática de Gênero, na sua interface com: fundamentos pedagógicos da Educação Física escolar, História do Esporte, Mídia esportiva, Identidades e Olimpismo, utilizando os referenciais metodológicos da Teoria das Representações Sociais, História das Mulheres, História Oral, Análise do Discurso e Iconografia. Parecerista ad-hoc das revistas Movimento (UFRGS), RBCE (CBCE), Motriz (UNESP), Arquivos em Movimento (UFRJ) e Pensar a Prática (UFG). Professor adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Michelle Rodrigues Ferraz, Universidade Salgado de Oliveira. Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ

Formada em licenciatura plena em educação física pela Faculdade Maria Thereza é mestre em Ciências da Atividade Física na Universidade Salgado de Oliveira e possui como atual linha de pesquisa a temática Gênero e Educação Física. Possui o título de instrutora de Pilates pelo Studio zen. Possui experiências como pesquisadora em várias áreas do conhecimento como adesão em atividades físicas, Educação física escolar e lombalgia. Participou do PIBIC durante a graduação com duas produções, uma em treinamento de força e a outra em Educação Física escolar. Possui experiência pratica com dança, natação, hidroginástica. Atualmente é professora de musculação, ginástica funcional e com bola, instrutora de Pilates.

Inês Petereit, Universidade Salgado de Oliveira.Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Ciências da Atividade Física, pela Universidade Salgado de Oliveira.

Leonardo Morjan Britto Peçanha, Universidade Salgado de Oliveira.

Licenciado e bacharel em educação física pela UNISUAM. Foi bolsista do PIBIC. Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

SILVA, C. A. F. da; DEVIDE, F. P.; FERRAZ, M. R.; PETEREIT, I.; PEÇANHA, L. M. B. A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOMETODOLOGIA PARA OS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 233–248, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48125. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48125. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais