ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL

Autores

  • Alba González-Palomares Universidade de Vigo
  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Rey-Cao Universidade de Vigo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.47114

Palavras-chave:

Sexismo. Ilustrações de livros. Ensino fundamental e médio. Esportes

Resumo

Este estudo analisa se existem estereótipos de gênero nas imagens de livros didáticos da Educação Física brasileira. Foram analisadas 929 fotografias de livros publicados entre 2006 e 2012 e destinados a estudantes do ensino fundamental e médio. Para a análise de conteúdo se utilizou uma adaptação ad hoc de um instrumento empregado em investigações precedentes. Os resultados mostram um ligeiro predomínio da representação de homens frente à de mulheres e muitas imagens de grupos mistos de homens e mulheres. As imagens reproduzem parcialmente os padrões hegemônicos que vinculam o tipo de prática corporal com o gênero. Os homens se associam com os esportes enquanto as mulheres se vinculam às atividades de fitness e condicionamento físico. O âmbito competitivo e os esportes de elite são accessíveis tanto para homens como para mulheres e não existe vinculação do uso do espaço esportivo em função do gênero.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba González-Palomares, Universidade de Vigo

Didáctica da Expresión Corporal. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte. Universidade de Vigo. Pontevedra, España.

Endereço para correspondencia:

Ana Rey Cao
Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte. Universidade de Vigo.
Campus A Xunqueira, s/n
36005 Pontevedra

 

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Educação Física e Humanidades, Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo (SP). Brasil

Ana Rey-Cao, Universidade de Vigo

Didáctica da Expresión Corporal. Facultade de Ciencias da Educación e do Deporte. Universidade de Vigo. Pontevedra, España.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

GONZÁLEZ-PALOMARES, A.; ALTMANN, H.; REY-CAO, A. ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 219–232, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47114. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47114. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais