POR UMA TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO, TÉCNICA E CIENTÍFICA

Autores

  • Amarílio Ferreira Neto Departamento de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil.
  • Omar Schneider Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física . Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil.
  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • André da Silva Mello Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil.
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46387

Palavras-chave:

Práticas científicas. Teoria. Periódicos.

Resumo

Objetiva identificar as práticas científicas sobre teoria da Educação Física brasileira na imprensa periódica de ensino, técnica e científica entre 1932 e 2005. As fontes foram:Revista de Educação Física (1932-2005), Revista Educação Physica (1932-1945), RBCE (1979-2005) e Motrivivência (1988-2004). A síntese desse debate impacta a imprensa periódica desde fins da década de 1940. Pode ser percebida em uma teoria da ação que se apropria de conhecimentos das ciências biológicas, humanas e sociais como recurso tático para confirmar a estratégia de implantação e consolidação do componente curricular Educação Física nas escolas e nas universidades do País.

  

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Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

André da Silva Mello, Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Publicado

2014-09-26

Como Citar

FERREIRA NETO, A.; SCHNEIDER, O.; SANTOS, W. dos; MELLO, A. da S.; SOARES, A. J. G. POR UMA TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO, TÉCNICA E CIENTÍFICA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1473–1497, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46387. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46387. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais