REFLEXÕES SOBRE CORPO, SAÚDE E DOENÇA EM MERLEAU-PONTY: IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS

Autores

  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Allyson Carvalho Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Maria Aparecida Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • José Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.42958

Palavras-chave:

Saúde. Doença. Corpo. Fenomenologia. Inclusão.

Resumo

Neste artigo discute-se sobre corpo, saúde e doença em obras de Maurice Merleau-Ponty, buscando implicações para práticas inclusivas. Problematiza-se o modelo tradicional de saúde e doença, considerado como opostos e pautado na concepção biomédica. Problematiza-se a ideia de saúde como ausência de doença, a doença reconhecida como anormalidade e o doente tratado como objeto de intervenções e considerado incapaz. Conclui-se que a compreensão de saúde e doença na perspectiva existencial e sua dimensão afetiva podem colaborar com os profissionais de saúde a terem um olhar mais amplo sobre a condição humana e sua diversidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciada em Educação Física (UFRJ), mestre em educação (UFRN) e doutora em Educação (UFRN). Atualmente é docente da UFRN no Departamento de Educação Física.

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciado em Educação Física (UFRN), mestre em educação (UFRN) e doutor em Comunicação (UFPE). Atualmente é docente da UFRN no Departamento de Educação Física.

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciada em Educação Física (UCB), mestre em educação (UFRN) e doutora em Educação (UFRN). Atualmente é docente da UFRN no Departamento de Educação Física.

José Pereira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciado em Educação Física (UFRN), mestre em educação física (UNICAMP) e doutor em educação física (UNICAMP). Atualmente é docente da UFRN no Departamento de Educação Física.

Downloads

Publicado

2014-06-04

Como Citar

MENDES, M. I. B. de S.; ARAÚJO, A. C.; DIAS, M. A.; MELO, J. P. de. REFLEXÕES SOBRE CORPO, SAÚDE E DOENÇA EM MERLEAU-PONTY: IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1587–1609, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.42958. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/42958. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios