CAPOEIRA: A MEMÓRIA SOCIAL CONSTRUÍDA POR MEIO DO CORPO

Autores

  • Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha Universidade Católica de Brasília
  • Luiz Renato Vieira Senado Federal na Área de Desporto e Cultura
  • Luiz Carlos Vieira Tavares Instituto Federal de Sergipe
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Pós- Graduação e Graduação em EdFisica da UCB - Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.42052

Palavras-chave:

Capoeira. Memória. Características culturais.

Resumo

 O objetivo desta pesquisa foi compreender, por meio de uma análise de elementos da história da capoeira, alguns mecanismos de busca por legitimação no seu universo, bem como suas diferentes formas de organização e manifestação preservadas na memória e cultura brasileira. Utilizamos a memória social como instrumento analítico reflexivo, para compreender melhor os processos de formação das identidades em uma nação. O texto traz as diferentes memórias construtoras das vertentes da capoeira brasileira em diálogo com seu recente registro como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Educação Física pelo (PPGEF) – Universidade Católica de Brasília. Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB). Mestre de Capoeira pelo Grupo Beribazu.

Luiz Renato Vieira, Senado Federal na Área de Desporto e Cultura

Sociólogo, mestre e doutor em sociologia (UnB/Université de Paris I – Panthéon Sorbonne); realizou pós-doutorado em história comparada (PPHC/UFRJ). Mestre de capoeira do Grupo Beribazu. Consultor Legislativo do Senado Federal na Área de Desporto e Cultura.

Luiz Carlos Vieira Tavares, Instituto Federal de Sergipe

Mestre em Educação Física. Professor do Instituto Federal de Sergipe. Doutorando em Educação Física pelo (PPGEF) – Universidade Católica de Brasília.

Tânia Mara Vieira Sampaio, Pós- Graduação e Graduação em EdFisica da UCB - Universidade Católica de Brasília.

Pedagoga, mestre e doutora em Ciências Sociais e Religião (UMESP – Universidade Metodista de São Paulo); docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

CUNHA, I. M. C. F. da; VIEIRA, L. R.; TAVARES, L. C. V.; SAMPAIO, T. M. V. CAPOEIRA: A MEMÓRIA SOCIAL CONSTRUÍDA POR MEIO DO CORPO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 735–755, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.42052. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/42052. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios