A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DO VESTIBULAR: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO ENEM

Autores

  • José Arlen Beltrão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41801

Palavras-chave:

Educação Física escolar. ENEM. Prática pedagógica.

Resumo

Vivemos um momento em que o “velho vestibular” está sendo substituído progressivamente pelo “novo ENEM” como instrumento de seleção dos candidatos ao ensino superior. Pretendemos  nesse ensaio, a partir de análise dos documentos que normatizam o ENEM e da produção teórica,  refletir sobre as influências exercidas pelo ENEM na educação escolar, analisando seus significados e possíveis implicações para Educação Física, visto que o exame incorporou na sua matriz de referência os conteúdos da Educação Física. A experiência vivida pelos demais componentes escolares nos mostra que a prática pedagógica do professor de Educação Física pode passar a ser determinada/influenciada pelo ENEM.

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Biografia do Autor

José Arlen Beltrão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Centro de Formação de Professores - CFP/UFRB

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Publicado

2014-02-27

Como Citar

BELTRÃO, J. A. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DO VESTIBULAR: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO ENEM. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 819–840, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.41801. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41801. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Ensaios