GUIA PARA ESTUDOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA PARA AS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Autores

  • Isabelle Sena Gomes Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542

Palavras-chave:

Revisão. Métodos. Domínios científicos. Literatura.

Resumo

Reunir conhecimento é um dos objetivos da consulta à literatura. Contudo, esta não está restrita a este fim. Objetivou-se neste ensaio construir orientações práticas, cujo fio condutor pode ser seguido por diversas áreas de conhecimento, resultando em estudos com características de repetibilidade e reprodutibilidade. Uma revisão sistemática requer uma questão clara, critérios bem definidos e uma conclusão que forneça novas informações com base no conteúdo garimpado. Assim, revisões bem estruturadas podem auxiliar na atualização e construção de novas diretrizes para atuação profissional ou ida a campo em busca de soluções para artigos originais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Sena Gomes, Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2010) .  Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE). Tem experiência nas áreas: escolar e não-escolar. Interessa-se pelos estudos acerca do corpo, e faz parte do LAISTHESIS -Laboratório de Estudos sobre Corpo Cultura e Sociedade (UFPB)

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Foi professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba de 2002 a 2008. Foi presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF10/PB-RN no período 2006/2007. Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. de O. GUIA PARA ESTUDOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA: UMA OPÇÃO METODOLÓGICA PARA AS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 395–411, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.41542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios