MODELO DO JOGO DE FUTSAL E SUBSÍDIOS PARA O ENSINO

Autores

  • Rafael Batista Novaes Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP.
  • Thiago André Rigon Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP.
  • Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.39355

Palavras-chave:

modalidades esportivas coletivas. ensino. conceitos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor um modelo do jogo de futsal visando auxiliar na estruturação de uma didática para modalidade. A construção do modelo foi feita com base  na experiência dos autores com a modalidade e  na literatura específica. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Batista Novaes, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP.

Pedagogia do Movimento Estudos do Esporte

Publicado

2014-05-14

Como Citar

NOVAES, R. B.; RIGON, T. A.; DANTAS, L. E. P. B. T. MODELO DO JOGO DE FUTSAL E SUBSÍDIOS PARA O ENSINO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 1039–1060, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.39355. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/39355. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais