FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS: no foco a formação de professores no “Programa Segundo Tempo”

Autores

  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná ─ UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.39285

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação física. Esporte. Projetos.

Resumo

O estudo apresenta uma reflexão sobre a formação profissional de professores de Educação Física e/ou Esporte para a atuação em projetos do “Programa Segundo Tempo” (PST) do Ministério do Esporte, coordenado pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED). Para isso, propõe uma discussão teórica sobre o perfil do professor para uma intervenção profissional em projetos sociais e reflexões sobre a configuração do professor de Educação Física e/ou Esporte para atuar profissionalmente no PST. Para finalizar, comenta alguns desafios da equipe de professores formadores de professores de Educação Física e/ou Esporte para atuarem nos projetos do PST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da UFPR. Mestre em Educação: Currículo e Conhecimento pela UFPR e Doutora em Psicologia da Educação pela PUCSP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto-sensu) da UFPR, na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Realiza pesquisas em torno dos temas: formação de professores, pedagogia do movimento e educação física escolar. Coordena o Grupo EDUCAMOVIMENTO: pesquisa e estudos em educação da criança, o qual faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR).

Khaled Omar Mohamad El Tassa, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná ─ UNICENTRO

Professor Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná ─ UNICENTRO, Campus de Irati. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR, na Linha de Pesquisa Comportamento Motor

Downloads

Publicado

2013-06-08

Como Citar

GARANHANI, M. C.; TASSA, K. O. M. E. FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS: no foco a formação de professores no “Programa Segundo Tempo”. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 273–287, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.39285. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/39285. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios