Crianças Com Dificuldades Motoras: Questões Para a Conceituação do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Autores

  • Luiz Eduardo Bastos Pinto Tourinho Dantas Universidade de São Paulo
  • Edison de Jesus Manoel USP, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3908

Palavras-chave:

Transtornos das habilidades motoras. Crianças. Deficiências do desenvolvimento.

Resumo

A investigação da natureza das dificuldades motoras experimentadas por crianças resultou na identificação do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Pouco se sabe sobre sua natureza, embora sejam inúmeras as hipóteses formuladas sobre sua causa. O presente artigo defende a tese de que o problema reside na definição do que se entende por TDC e na seleção de amostras em estudos que não distinguem o uso de critérios clínicos dos critérios de pesquisa. Em conclusão, são apresentadas três etapas para caracterização do TDC.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Bastos Pinto Tourinho Dantas, Universidade de São Paulo

Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física (USP-Brasil), Lider do Grupo de Estudo do Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora da USP, Professor Doutor da USP

Edison de Jesus Manoel, USP, UNESP

Graduação e Mestrado em Educação (USP, Brasil), Doutorado em Psicologia (University of Sheffield, Inglaterra), Lider do Grupo de Estudo do Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora da USP, Professor Titular da USP

Publicado

2009-05-27

Como Citar

DANTAS, L. E. B. P. T.; MANOEL, E. de J. Crianças Com Dificuldades Motoras: Questões Para a Conceituação do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 293–313, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3908. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3908. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios