EFEITO DA COOPERAÇÃO MOTRIZ NA VIVÊNCIA EMOCIONAL POSITIVA: PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores

  • Pere Lavega INEFC, Universidad de Lleida
  • Francisco Lagardera INEFC, Universidad de Lleida
  • Jaume March Facultad de Pedagogía y Psicología, Universidad de Lleida
  • Gloria Rovira Escuela Universitaria de la Salud y el Deporte (EUES), Universidad de Girona
  • Paulo Coelho Araujo Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidad de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.38120

Palavras-chave:

Educação Física. Inteligência emocional. Identidade de Gênero. Relações interpessoais.

Resumo

Investigou-se, desde uma perspectiva de gênero, a vivência emocional provocada pela prática de situações motrizes cooperativas. Participaram 309 estudantes de quatro universidades espanholas. Utilizou-se a escala validada de jogos e emoções (GES). Depois de cada tarefa, os alunos indicaram a intensidade experimentada nas treze emoções consideradas e comentaram brevemente as causas que originaram a emoção mais intensa. Utilizaram-se métodos mistos ao complementar a análise dos dados quantitativos com o estudo de comentários qualitativos. Confirmou-se a contribuição de situações motrizes de jogos tradicionais, expressão e introjeção para promover emoções positivas em mulheres e homens. 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pere Lavega, INEFC, Universidad de Lleida

Dr. Filosofía y Ciencias de la Educación

Licenciado en Educación Física

Máster en Inteligencia Emocional

Catedrático Teoria y Práctica Juego Motor

Coordinador de Grado en Ciencies de la Actividad Física y el Deporte

Dep. Fundamentos Motricidad y su Enseñanza

 

Francisco Lagardera, INEFC, Universidad de Lleida

Dr. Filosofía y Ciencias de la Educación
Licenciado en Educación Física
Catedrático Sociología del Deporte
Dep. Fundamentos Motricidad y su Enseñanza

Jaume March, Facultad de Pedagogía y Psicología, Universidad de Lleida

Doctor en Psicología,

Profesor agregado en Metodología y Ciencias del Comportamiento

Departamento en Pedagogía y Psicología

Coordinador del Grado en Psicología

 

Gloria Rovira, Escuela Universitaria de la Salud y el Deporte (EUES), Universidad de Girona

Doctora en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte,

Profesora adjunta de la expresión corporal y pedagogía de la danza

Departamento Didáctica de la expresión corporal

Paulo Coelho Araujo, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidad de Coimbra

Doutor em Educação Física e Desporto

Profesor Asociado Sociología y Antropologia dos Jogos y Desportos

 

Publicado

2014-03-02

Como Citar

LAVEGA, P.; LAGARDERA, F.; MARCH, J.; ROVIRA, G.; ARAUJO, P. C. EFEITO DA COOPERAÇÃO MOTRIZ NA VIVÊNCIA EMOCIONAL POSITIVA: PERSPECTIVA DE GÊNERO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 593–618, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.38120. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/38120. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais