O FUTURO IMEDIATO DO FILME DISTÓPICO “ROLLERBALL”: TEMAS GERADORES PARA ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NOS ESTUDOS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

Autores

  • José-Ignacio Barbero-González Universidad de Valladolid
  • Hugo Rodríguez-Campazas Universidad de Valladolid

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.35726

Palavras-chave:

esportes, cinema, Rollerball, temas geradores, pedagogia, imaginação

Resumo

O cinema é um poderoso dispositivo de pedagogia pública cujo potencial é ignorado pelo sistema educativo. Neste contexto, este artigo apresenta como um filme sobre esportes (Rollerball) pode servir para estimular o exercício da imaginação sociológica nos estudos de Educação Física e Esportes. Para isso, centramo-nos num reduzido número de conceitos/imagens seleccionados pela sua capacidade para gerar uma praxis pedagógica dialógica em torno de um pequeno grupo de assuntos significativos relativos à cultura, à ideología, à pedagogía e ao esporte. A nossa premissa tácita é que os textos não tradicionais são uma ferramenta muito útil para  ensinar teoria social a uma “audiência” que se apresenta muito mais predisposta à prática da atividadde física que à prática teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José-Ignacio Barbero-González, Universidad de Valladolid

Didáctica Expresión Corporal (Physical Education & Sport)

Hugo Rodríguez-Campazas, Universidad de Valladolid

Didáctica Expresión Corporal (Physical Education & Sport)

Downloads

Publicado

2013-03-15

Como Citar

BARBERO-GONZÁLEZ, J.-I.; RODRÍGUEZ-CAMPAZAS, H. O FUTURO IMEDIATO DO FILME DISTÓPICO “ROLLERBALL”: TEMAS GERADORES PARA ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NOS ESTUDOS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 79–101, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.35726. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/35726. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais