O LÚDICO NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTANTE, PORÉM AUSENTE

Autores

  • Liana Romera Unicamp
  • Cristina Russo UNICERES
  • Regiena E. Bueno UNICERES
  • Adriana Padovani UNICERES
  • Ana Paulo C. Silva UNICERES
  • Camila R. da Silva UNICERES
  • Gisele de Abreu UNICERES
  • Íris Bini UNICERES
  • Priscila B. Campos UNICERES
  • Patrícia Duarte da Silva UNICERES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3550

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos. Aprendizagem. Educação infantil. Planejamento.

Resumo

Este estudo observou e analisou a presença do lúdico no fazer educacional das professoras das escolas infantis das redes pública e particular da cidade de São José do Rio Preto. Por meio de pesquisas bibliográfica e empírica, foram abordadas escolas distribuídas nos quatro setores da cidade, nas quais se realizou, primeiramente, uma observação sistematizada e posteriormente a aplicação de um questionário junto às professoras. O principal objetivo foi verificar se no cotidiano escolar das unidades de ensino infantil envolvidas na pesquisa havia ou não situações de utilização de atividades lúdicas, planejamento das atividades ou seu uso aleatório, assim como a compreensão das professoras acerca do brincar na educação infantil. Os dados coletados foram tratados de modo comparativo entre os dois modelos de escolas compreendidas nos setores público e privado, o que possibilitou traçar um percurso do lúdico na educação infantil e no fazer pedagógico das professoras que, na época, atuavam nos distintos segmentos com a respectiva faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Romera, Unicamp

Doutoranda da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) e Professora da Escola Superior de Educação Física da União das Faculdades Integradas da Fundação Padre Albino (ESEFIC/UNIFIPA). E-mail: liromera@uol.com.br

Cristina Russo, UNICERES

Aluna do curso de Pedagogia da UNICERES São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2008-04-17

Como Citar

ROMERA, L.; RUSSO, C.; BUENO, R. E.; PADOVANI, A.; SILVA, A. P. C.; SILVA, C. R. da; ABREU, G. de; BINI, Íris; CAMPOS, P. B.; SILVA, P. D. da. O LÚDICO NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTANTE, PORÉM AUSENTE. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 131–152, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3550. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3550. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais