METAMORFOSES NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR

Autores

  • Evandra Hein Mendes UNIOESTE
  • Juarez Vieira do Nascimento UFSC
  • José Carlos Mendes Uniguaçu/Faesi

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3546

Palavras-chave:

Avaliação. Aprendizagem. Educação Física. Docentes. Prática profissional.

Resumo

O processo de estruturação da prática pedagógica e especificamente das práticas avaliativas em Educação Física, pode sofrer influências tanto das experiências vivenciadas com a avaliação no ensino fundamental e médio, quanto àquelas advindas do curso de formação inicial ou ainda com o ingresso no mercado de trabalho e o impacto com a cultura docente já instalada. Nessa perspectiva, esta investigação analisou o processo de estruturação das práticas avaliativas na Educação Física escolar. Os resultados revelaram o fraco impacto da formação inicial no processo de estruturação das práticas avaliativas, sendo mais determinante a experiência profissional advinda da própria realidade educacional.

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Biografia do Autor

Evandra Hein Mendes, UNIOESTE

Professora mestre da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). E-mail: evandra@unioeste.br

 

Juarez Vieira do Nascimento, UFSC

 Professor doutor da UFSC. Coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física da UFSC. E-mail: juarezvn@cds.ufrsc.br

 

José Carlos Mendes, Uniguaçu/Faesi

Professor mestre da Uniguaçu/Faesi. E-mail: josemendes@faesi.com.br

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Publicado

2008-04-17

Como Citar

MENDES, E. H.; NASCIMENTO, J. V. do; MENDES, J. C. METAMORFOSES NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 55–76, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3546. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3546. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais