PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DUAS HISTÓRIAS, UM SÓ DESTINO

Autores

  • Luciano de Almeida URI
  • Paulo Evaldo Fensterseifer UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3542

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio. Prática profissional. Educação física. Fatores culturais.

Resumo

Este artigo desvela a trajetória de duas professoras de Educação Física de uma escola pública de Santo Augusto/RS que, apesar de serem formadas em diferentes momentos históricos, produzem uma prática semelhante, caracterizada pela adoção de atividades esportivas com um fim em si mesmas. Essa constatação nos leva a reconhecer a necessidade de explicitarmos as especificidades da educação escolar, em particular da Educação Física, bem como a melhor compreender a cultura escolar. A experiência da busca de compreensão das práticas pedagógicas de outros profissionais pode nos fornecer elementos para (re)significar nossas próprias ações na escola.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano de Almeida, URI

Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Professor do Curso de Educação Física da URI, Campus Santo Ângelo e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto. E-mail: lucianoedf@urisan.tche.br

 

Paulo Evaldo Fensterseifer, UNIJUI

Doutor em Filosofia da Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Pedagogia da UNIJUÍ. E-mail: fenster@unijui.tche.br

Downloads

Publicado

2008-04-17

Como Citar

ALMEIDA, L. de; FENSTERSEIFER, P. E. PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DUAS HISTÓRIAS, UM SÓ DESTINO. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 13–35, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3542. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3542. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais