Construção da Carreira Docente em Educação Física: Escolhas, Trajetórias e Perspectivas

Autores

  • Alexandra Folle UFSC
  • Gelcemar Oliveira Farias UFSC
  • Juliano Daniel Boscatto UFSC
  • Juarez Vieira Nascimento UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3014

Palavras-chave:

Papel profissional. Docentes. Educação Física. Mobilidade Ocupacional. Estudos de casos.

Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar a história de vida de professores de Educação Física, procurando identificar as escolhas, as perspectivas e as trajetórias vivenciadas. Participaram do estudo quatro professores que se encontram em diferentes fases da carreira docente (entrada, consolidação, diversificação e estabilização). Na recolha das informações foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a técnica da narrativa foi empregada na análise dos dados. As evidências do estudo confirmam que docentes, mesmo com formações realizadas em momentos distintos e que atuam em contextos diferenciados, apresentam pontos comuns nas suas trajetórias profissionais, respeitadas as especificidades da história pessoal de cada professor. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Professor. Educação Física. Carreira Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Folle, UFSC

Mestranda em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Gelcemar Oliveira Farias, UFSC

Gelcemar Oliveira Farias Professora do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil, Faculdade da Serra Gaucha e Instituição Educacional São Judas tadeu. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliano Daniel Boscatto, UFSC

Mestrando em Educação Física Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Juarez Vieira Nascimento, UFSC

Doutor em Ciências do Desporto. Professor do Curso de Educação Física Universidade Federal de Santa Catarina da UFSC

Publicado

2008-11-16

Como Citar

FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; BOSCATTO, J. D.; NASCIMENTO, J. V. Construção da Carreira Docente em Educação Física: Escolhas, Trajetórias e Perspectivas. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 25–49, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3014. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais