PRÁTICA DESPORTIVA, UM MEIO DE PREVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA?

Autores

  • Fernando Marcelo Ornelas Melim Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal; Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.
  • Beatriz Oliveira Pereira Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.30119

Palavras-chave:

bullying, escola, desporto, vítimas, agressores

Resumo

Pretende-se averiguar se a participação desportiva dos alunos (escolar ou federada) diminui a probabilidade de envolvimento em situações de bullying durante a sua permanência na escola. Estudo analítico de delineamento transversal realizado numa amostra de 1818 alunos de escolas portuguesas, com uma média de idades de 12,8 anos. Utilizou-se um questionário sobre comportamentos de bullying, adaptado de Olweus (1989), ao qual foram acrescentados tópicos sobre a participação desportiva dos alunos. Concluímos que a influência do desporto a este nível fica aquém do esperado. Porém, aspetos como o género dos praticantes e o tipo de modalidades praticadas influem nos resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Marcelo Ornelas Melim, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal; Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Fernando Marcelo Melim natural de Luanda, Angola e residente em Santa Cruz, Madeira, Portugal. Doutorando em Estudos da Criança, especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação (2012) no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Licenciado em Educação Física e Desporto (1996/1997) na Universidade da Madeira. Professor destacado pela Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira e bolseiro de investigação do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

Beatriz Oliveira Pereira, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, natural de Guimarães, Portugal e residente em Guimarães, Portugal. Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Coordenadora do grupo de investigação: Saúde, Ambiente e Educação Física do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), unidade de investigação 317 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

MELIM, F. M. O.; PEREIRA, B. O. PRÁTICA DESPORTIVA, UM MEIO DE PREVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA?. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 55–77, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.30119. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30119. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais