E ASSIM CRIOU-SE A REDE: ASPECTOS TÉCNICOS, POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REDE CEDES

Autores

  • Fernando Augusto Starepravo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Leoncio José de Almeida Reis UFPR Litoral
  • Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paraná
  • Wanderley Marchi Jr. Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29837

Palavras-chave:

Esporte. Lazer. Políticas públicas. Rede Cedes.

Resumo

O presente estudo buscou analisar aspectos técnicos, políticos e epistemológicos relacionados ao surgimento e desenvolvimento da Rede Cedes no Brasil, tendo como base documentos, publicações e entrevistas de gestores envolvidos na Rede. A análise nos levou, no limite, a avançar na compreensão das lógicas de funcionamento de dois espaços sociais a princípio distintos ‒ os campos político/burocrático e científico/acadêmico ‒ que passam a se relacionar em função de uma ação do governo federal brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL) da UEM.

Leoncio José de Almeida Reis, UFPR Litoral

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral).

Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Wanderley Marchi Jr., Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2013-08-31

Como Citar

STAREPRAVO, F. A.; ALMEIDA REIS, L. J. de; CAVICHIOLLI, F. R.; MARCHI JR., W. E ASSIM CRIOU-SE A REDE: ASPECTOS TÉCNICOS, POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REDE CEDES. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 33–58, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.29837. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29837. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais