O Conteúdo da Intervenção Profissional em Educação Física: O ponto de vista de docentes de um curso de formação profissional

Autores

  • Paula Evelise Fávaro
  • Glauce Yara do Nascimento
  • Jeane Barcelos Soriano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2901

Palavras-chave:

Capacitação Profissional. Ensino. Conhecimento. Educação física.

Resumo

Tivemos como objetivo desse estudo verificar o ponto de vista dos docentes de um curso de formação profissional sobre: (a) como se caracteriza a intervenção profissional em Educação Física; (b) que elementos a compõe; (c) e como esses elementos devem ser articulados pelos profissionais de Educação Física durante o processo de tomada de decisão. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e a partir de dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, empregamos análise de conteúdo com categorias estabelecidas à priori, sobre (a) mercado de trabalho, (b) conhecimentos, habilidades, atitudes a serem desenvolvidas durante a graduação; (c) sistema de avaliação; (d) visão da graduação em Educação Física. Pôdese considerar que, apesar do grupo estudado expressar algumas preocupações importantes com relação à valorização dos conhecimentos oriundos das disciplinas-mãe, habilidades motoras e da pesquisa científica, os pontos de vista manifestados nesse estudo não permitiram definir claramente, nem caracterizar os elementos que devem compor a intervenção profissional em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

FÁVARO, P. E.; NASCIMENTO, G. Y. do; SORIANO, J. B. O Conteúdo da Intervenção Profissional em Educação Física: O ponto de vista de docentes de um curso de formação profissional. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 199–221, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2901. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2901. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Espaço Aberto