“Imagens em ação”: Uma pesquisa-ação sobre o uso de materias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2898Palavras-chave:
Meios de comunicação. Televisão. Corpo humano. Atividade motora. Características culturais. Educação física. Educação primária e secundária.Resumo
O objetivo deste estudo foi experimentar e avaliar o uso de matérias televisivas como conteúdo e estratégia de ensino, em programas de Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados são apresentados com referência à: temas eleitos, interesse dos alunos e estratégias utilizadas. As conclusões indicam que o uso de matérias televisivas permitiu apoiar a concretização de uma Educação Física escolar cuja finalidade é a apropriação crítica da cultura corporal de movimento, embora a ênfase se tenha dado no desenvolvimento de conteúdos conceituais, e que houve transformações na atuação pedagógica dos professores participantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-28
Como Citar
BETTI, M. “Imagens em ação”: Uma pesquisa-ação sobre o uso de materias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 95–120, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2898. Acesso em: 17 abr. 2024.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0