Horizontes do corpo na escola: uma investigação sobre o Programa Escola Plural em Belo Horizonte

Autores

  • Anna Rachel Gontijo Mazoni

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2885

Palavras-chave:

Inovação pedagógica. Escola plural. Corpo. Educação física

Resumo

Discute as relações entre um projeto políticopedagógico considerado inovador – o Programa Escola Plural, implantado na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte a partir de 1995 – e as práticas corporais que acontecem no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Verificou-se, na escola pesquisada, uma significativa liberdade de movimentação corporal por parte dos alunos nos diferentes espaços de aprendizagem e a ausência de estratégias rígidas de controle do corpo. A escola também apresenta expressiva abertura às dimensões estética e corporal do conhecimento, incorporando ao currículo formal práticas e saberes que costumavam ocupar tempos “marginais”.

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Publicado

2007-12-27

Como Citar

MAZONI, A. R. G. Horizontes do corpo na escola: uma investigação sobre o Programa Escola Plural em Belo Horizonte. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 107–126, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2885. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2885. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1