Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2866Palavras-chave:
Educação somática. Ensino da dança contemporânea. Construtivismo.Resumo
O propósito deste artigo é discutir as percepções de dançarinos em relação à integração da educação somática a técnicas de dança contemporânea a partir de uma perspectiva construtivista. O estudo analisou as experiências de oito dançarinos profissionais e pré-profissionais em aulas de dança que integravam a educação somática à técnica de dança contemporânea. Durante cinco dias foram registradas as percepções dos dançarinos em relação à integração do Método Feldenkrais - Consciência Através do Movimento® a técnicas de dança contemporânea. Foram utilizados os seguintes métodos de coleta de informações: observações participantes, discussões em grupo, registros de diários e entrevistas individuais. A partir de uma perspectiva construtivista e utilizando a análise temática, os pesquisadores procederam à interpretação das experiências dos dançarinos. A discussão dos resultados considerou a relação entre as vias somáticas de conhecimento e a pedagogia construtivista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-27
Como Citar
FORTIN, S.; LONG, W. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 9–29, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2866. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2866. Acesso em: 27 maio. 2023.
Edição
Seção
Em foco #1
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
