A educação ambiental e o desporto na natureza: Uma reflexão crítica sobre os novos paradigmas da educação ambiental e o potencial do desporto como metodologia de ensino

Autores

  • Paulo Filipe Rosa Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior
  • Luís Alberto Dias Carvalhinho Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.27564

Palavras-chave:

Natureza. Educação ambiental. Esportes

Resumo

A ideia de que a mera transmissão de conhecimentos e competências teóricas são suficientes para alcançar o comportamento pro-ambiental está actualmente refutada. Outros fatores como o ensino vivencial e experiencial são fundamentais para que se alcancem estes objectivos. Neste campo, o desporto na natureza poderá constituir uma das metodologias para o seu ensino. O presente artigo constitui uma aproximação teórica e crítica dos atuais paradigmas de ensino da educação ambiental e do potencial do desporto como metodologia de ensino. As conclusões revelam que os benefícios do desporto na natureza se cruzam com os objectivos da educação ambiental sobretudo numa fase de aquisição de consciência ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Filipe Rosa, Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior;

Mestre em Desporto de Natureza;

Doutorando em Ciências do Desporto;

Área Conhecimento: Desporto de Natureza; Gestão da recreação e do lazer em espaços naturais

Luís Alberto Dias Carvalhinho, Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Professor Coordenador na Escola Superior de Desporto de Rio Maior;

Doutorado em Ciências do Desporto;


Área Conhecimento: Desporto de Natureza; Pedagogia do Desporto;

Coordenador da Licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo;

 

Downloads

Publicado

2012-06-14

Como Citar

ROSA, P. F.; CARVALHINHO, L. A. D. A educação ambiental e o desporto na natureza: Uma reflexão crítica sobre os novos paradigmas da educação ambiental e o potencial do desporto como metodologia de ensino. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 259–280, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.27564. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/27564. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios