A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ESTUDANTIL COMO PROPOSTA CURRICULAR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CEMEDEF) DA UFPR

Autores

  • Elyandra Caroline Alves de Souza UFPR- Universidade Federal do Paraná
  • Andre Mendes Capraro UFPR. Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.26735

Palavras-chave:

Memória. Escola Interdisciplinaridade

Resumo

Intervir na preservação da memória escolar não se resume a execução de tarefas técnicas, embora tais ações sejam necessárias num interim de valorização do patrimônio cultural produzidos pelas instituições educacionais. É essencial abarcar no planejamento para a constituição de centros de documentação, a relação com a prática docente, assim como a vivência discente. São esses os atores que produzem os acontecimentos da cultura escolar e devem ser os responsáveis pela guarda e conservação dos marcos que foram impressos na memória do contexto onde se estabeleceram. Fundamentados nessa premissa, esse artigo pretende apontar alternativas que estão sendo desenvolvidas no CEMEDEF (Centro de Memória do Departamento de Educação Física), de maneira que as intervenções possam ser avaliadas ou até mesmo subsidiar propostas para a fundação de novos centros de documentação escolar.

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Biografia do Autor

Elyandra Caroline Alves de Souza, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná; Mestranda em Sociologia e História do Esporte e do Lazer pela mesma universidade; Pesquisadora em Sociologia e História da Educação Física, Corpo, Movimento, Esporte e Lazer com foco em Legados de Megaeventos Esportivos, Olimpismo e Políticas Públicas; Membro representante discente na Comissão "100 anos UFPR"; Bolsista da Rede CEDES;

Andre Mendes Capraro, UFPR. Curitiba, PR

Doutor em Historia pela UFPR. Curitiba, PR

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Publicado

2013-01-16

Como Citar

ALVES DE SOUZA, E. C.; CAPRARO, A. M. A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ESTUDANTIL COMO PROPOSTA CURRICULAR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CEMEDEF) DA UFPR. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 235–255, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.26735. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26735. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios