Pires, Giovani de Lorenzi: Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002

Autores

  • Alfredo Feres Neto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2668

Palavras-chave:

Educação Física. Cultura. Mídia.

Resumo

Este estudo, tese de doutorado do autor ora publicada em livro, teve por objetivo identificar as relações presentes entre o discurso midiático e a educação física, desde a sua gênese até a formulação de possibilidades de intervenção emancipatória. Para tanto, o autor lançou mão do conceito kantiano de esclarecimento (Aufklärung), argumentando possuir a Educação Física uma tarefa neste sentido, no polo da recepção midiática do esporte. O autor propõe, nesta direção, uma nova prática que possibilite uma outra leitura e ressignificação da cultura de movimento e esportiva, a partir da construção coletiva de ferramentas pedagógicas, com vistas à construção de uma formação crítica que esclarece melhor o cidadão com relação aos meios de comunicação de massa.

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Publicado

2003-05-07

Como Citar

FERES NETO, A. Pires, Giovani de Lorenzi: Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 173–179, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2668. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2668. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas e Midias

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