Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre - RS, Brasil

Autores

  • Vicente Molina Neto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2666

Palavras-chave:

Trabalho Docente. Formação Profissional. Trabalho dos Professores de Educação Física.

Resumo

O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.

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Publicado

2003-05-07

Como Citar

MOLINA NETO, V. Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre - RS, Brasil. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 145–169, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2666. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2666. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Espaço Aberto

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