A participação de alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar: Um estudo de caso

Autores

  • Maria Luíza Tanure Alves Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP
  • Edison Duarte Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.26654

Palavras-chave:

Síndrome de Down. Educação física. Inclusão

Resumo

O objetivo do estudo foi observar a realidade da inclusão da criança com síndrome de Down (SD) nas aulas de educação física escolar, identificando os obstáculos e facilidades encontrados pela mesma. Foi realizada a observação sistemática das aulas de educação física durante todo o ano letivo. Participaram da pesquisa 32 alunos sem deficiência e um aluno com SD do sexo masculino com nove anos de idade. O aluno com SD apresentou dificuldades para participar socialmente junto à turma, embora não apresentasse dificuldades para compreensão e execução das atividades propostas em aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luíza Tanure Alves, Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP

Professora doutora na Faculdade de Educação Física - FEF -UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisa em Atividade Motora Adaptada - GEPEAMA. Doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Atividade Física, Adaptação e Saúde. Pós-graduação Lato sensu em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), e Bacharelado em Treinamento em Esportes pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atuou como professora de Educação Física efetiva na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação física adaptada, deficiência visual, cegueira e imagem corporal.

Edison Duarte, Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP

Possui graduação em Fisioterapia pela P U C Campinas (1976), mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Fac. Ed. Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas. Na FEF- UNICAMP ocupou os cargos de: Coordenador de Graduação(1990-1994), Diretor da Faculdade (1994-1998), Chefe de Departamento (2003-2004) Coordenador do Programa de Pós -Graduação (2005-2006). É membro do Conselho Gestor da Academia Paralímpica Brasileira; Classificador funcional da modalidade Esgrima em Cadeira de Rodas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e classificador senior pela International Wheelchair& Amputee Sports Federation. Foi Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo(1995-1996). Sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA- 1994-1995.

Downloads

Publicado

2012-08-08

Como Citar

TANURE ALVES, M. L.; DUARTE, E. A participação de alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar: Um estudo de caso. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 237–256, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.26654. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26654. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais