COMUNICAÇÃO MOTRIZ NOS JOGOS POPULARES: UMA ANÁLISE PRAXIOLÓGICA

Autores

  • Leys Eduardo dos Santos Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.26645

Palavras-chave:

Jogos tradicionais. Comunicação. Praxiologia Motriz. Corpo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo, a partir da Praxiologia Motriz, revelar as diferentes interações (comunicação, contracomunicação, gestemas e praxemas) presentes nos jogos sociomotrizes populares, praticados nas ruas e praças na cidade de João Pessoa-PB. Neste estudo, o jogo se revela como um ato de comunicação humana, por meio das ações corporais dos jogadores que criam e mantém um sistema complexo de interação, se revelando como uma fonte de aprendizagem de comunicação corporal, estratégias cognitivas e experiência cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leys Eduardo dos Santos Soares, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em EF-DEF/UFPB, pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – GEPEC – DEF/UFPB.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação, professor no DEF/UFPB, pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – GEPEC – DEF/UFPB.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação Motora pela UNICAMP e Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-07-16

Como Citar

SOARES, L. E. dos S.; GOMES-DA-SILVA, P. N.; RIBAS, J. F. M. COMUNICAÇÃO MOTRIZ NOS JOGOS POPULARES: UMA ANÁLISE PRAXIOLÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 159–182, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.26645. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26645. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais