Um programa de intervenção em educação física orientado para a saúde: a avaliação dos alunos

Autores

  • Isaac J. Pérez Lopez
  • Maite Pavesio Estero
  • Manuel Delgado Fernández
  • Enrique Rivera García

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2663

Palavras-chave:

Educação física. Saúde. Intervenção. Curriculum.

Resumo

Foi criado um projecto de investigação destinado principalmente a actualizar o conceito de Educação (Física) dentro do currículo escolar. Este projecto tem como objectivo, entre outros, que a Educação Física (EF) no Ensino Secundário não seja encarada pelos estudantes como uma disciplina de segunda categoria, dada a sua baixa capacidade de gerar aprendizagens significativas. O progama de intervenção de EF orientada à saúde que foi desenvolvido, como alternativa ao modelo tradicional, realizou-se através de um tratamento integrante do plano curricular, juntamente com o uso de uma metodología reflexiva, de maneira a que se produzisse uma mudança significativa dos conteúdos em todas as suas vertentes dentro do currículo escolar. No presente artigo apresentar-se-ão os aspectos mais relevantes do programa de intervenção, bem como a valorização dos estudantes da proposta de intervenção e da actuação docente (estas valorizações foram obtidas a través de entrevistas em grupo). A conclusão deste estudo destaca a elevada aceitação da proposta didáctica levada a cabo e, portanto, a sua viabilidade e idoneidade.

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Publicado

2003-05-07

Como Citar

LOPEZ, I. J. P.; ESTERO, M. P.; FERNÁNDEZ, M. D.; GARCÍA, E. R. Um programa de intervenção em educação física orientado para a saúde: a avaliação dos alunos. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 69–89, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2663. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2663. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Espaço Aberto

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