OBSERVAÇÃO COMPREENSIVO-CRÍTICA DAS EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Nelson Figueiredo de Andrade Filho Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Departamento de Ginástica

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.26491

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança, Experiências de Movimento Corporal, Observação

Resumo

Esta é uma investigação sobre como ocorrem às experiências de movimento corporal das crianças em um Centro de Educação Infantil. Constitui uma pesquisa etnográfica que utiliza a observação compreensivo-crítica como abordagem teórico-metodológica. A observação permitiu perceber que as experiências de movimento corporal das crianças tendem a ser interditadas pela cultura de escolarização; que as crianças não têm direito a movimentar a si e ao seu mundo como precisam e têm interesse de fazê-lo; que quando a criança move a si e ao seu mundo provoca forte conflito entre sua perspectiva ética estética e a ordem cultural escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Figueiredo de Andrade Filho, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Departamento de Ginástica

É licenciado em Educação Física (1986) e especializado em Educação Física Infantil (1989), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Educação Física (2001), pela Universidade Gama Filho (RJ); doutor em Educação (2011), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor adjunto do Departamento de Ginástica (DG) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 1994. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, tratando de temáticas relacionadas com currículo, reforma curricular, formação de professores, Educação Infantil, Educação Física para a Educação Infantil. Durante o doutorado, participou do Laboratório de Estudo sobre Arte, Corpo e Educação (LABORARTE), da Faculdade de Educação da UNICAMP, e foi, também, investigador associado do grupo de pesquisa em Sociologia da Infância, coordenado pelo professor Manuel Jacinto Sarmento, no Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho (UMINHO, Portugal), no período letivo 2008/2009. É membro do Centro de Pesquisa Inicial e Continuada em Educação Física (PRÁXIS), onde coordena o Grupo de Estudos em Práticateoriaprática da Educação Física para a Educação Infantil (CRIA) do CEFD/UFES.

Downloads

Publicado

2012-11-17

Como Citar

ANDRADE FILHO, N. F. de. OBSERVAÇÃO COMPREENSIVO-CRÍTICA DAS EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 55–71, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.26491. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26491. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais