A TÉCNICA ESPORTIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS TENDÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2549Palavras-chave:
Ensino. Educação Física e treinamento. Características culturais.Resumo
O ensino da técnica esportiva em aulas de Educação Física é assunto bastante polêmico. É preciso destacar que nos chama a atenção o mal-entendido de que tratar o esporte de forma crítica seria o mesmo que ser contra o ensino da técnica. Diversos fatores contribuíram na configuração dessa realidade, dentre eles suspeitamos da incompreensão das propostas elaboradas no âmbito das tendências sócio-culturais. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a concepção de técnica esportiva no ensino da Educação Física, no âmbito das tendências sócio-culturais. Ao longo do texto, é possível identificar novas finalidades quanto ao ensino das técnicas esportivas, como a preocupação com os interesses dos alunos que se movimentam, consideração do repertório cultural desses alunos, além de propor que as aulas não se restrinjam à realização desses movimentos, mas também incluam o conhecimento do universo social, político, econômico e cultural das manifestações esportivas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
