A Dança do Dabke da literatura ao cinema: considerações do/em movimento do livro Lavoura arcaica de Raduan Nassar e do filme LavourArcaica de Luiz Fernando Carvalho

Autores

  • Lúcia Aparecida Martins Campos Coelho Universidade Gama Filho
  • Ludmila Mourão Universidade Gama Filho
  • Maria de Lourdes Abreu de Oliveira Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
  • Cristina Martins Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Monique Ribeiro de Assis Universidade Gama Filho
  • Nilda Teves Ferreira Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.25136

Palavras-chave:

Cinema. Dança. Literatura. Lavoura arcaica

Resumo

Este ensaio apresenta algumas reflexões e análises acerca das danças descritas no livro Lavoura arcaica, de Raduan Nassar e no filme LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho, tendo Rudolf Laban como um dos referenciais teóricos. Percebe-se que ao estabelecer um diálogo com Nassar, Carvalho faz em seu hipertexto fílmico uma (re)leitura das danças apresentadas em Lavoura arcaica, porém, em ambos os textos, temos a representação do Dabke, uma dança típica do folclore libanês.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Aparecida Martins Campos Coelho, Universidade Gama Filho

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1991), em Dança Educativa Moderna pela Universidade Federal de Viçosa (2002), em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e mestrados em Educação (2005) e Letras (2009) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. É doutora em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Possui também o curso de formação em Hatha Yoga pela Escola de Yoga Ananda Chandra (2004) e o curso de formação no Método Pilates pelo JF Pilates Studio Andréa Melo (2008). É professora de Educação Física da Prefeitura de Juiz de Fora onde coordena o Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida do servidor municipal.

Ludmila Mourão, Universidade Gama Filho

Doutora em Educação Física (1998), Universidade Gama Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Doutorado em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da Educação Básica de 1980 a 1999; Professora Titular da graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho de 1985 a 2010. Pesquisadora dos estudos das Mulheres no Esporte, Gênero nas Atividades Físico-desportivas e Educação Física Escolar. Orienta trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É autora de livros, capítulos de livros e artigos nas temáticas Mulheres no Esporte, Gênero nas Atividades Físico-desportivas e Educação Física Escolar. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS/CNPq)

Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras Clássicas pela UFJF (1956), Mestrado em Letras (Teoria Literária) pela UFRJ (1979), Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ (1980) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura: Teoria Literária) pela UFRJ (1987). Foi coordenadora do Programa de Mestrado em Letras: Teoria da Literatura da UFJF, de 1989 a 1995. Foi coordenadora do programa de Mestrado em Letras: Literatura Brasileira, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, de março de 1996 a 30 de abril de 2006. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, cinema: literatura e mídia, mito, literatura brasileira, intertextualidade. 

Cristina Martins Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Campus Governador Valadares. Doutora em Saúde pela Faculdade de Medicina da UFJF. Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fisioterapeuta graduada pela UFJF.

Monique Ribeiro de Assis, Universidade Gama Filho

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas, universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

Nilda Teves Ferreira, Universidade Gama Filho

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestrado em Filosofia das Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui formação em Psicanálise. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Superintendente de graduação da UFRJ. Foi Diretora Geral de ensino da Secretária de Educção, Secretária de Ciência e Tecnologia da Secretária do Estado R.J. e professora titular da FGV_ IESAE. Atualmente é professora titular da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Filosofia da ciência. Atuando principalmente nos seguintes Fundamentos Filosóficos da Educação: cultura organizacional, educação física, cidadania e cultura popular.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

COELHO, L. A. M. C.; MOURÃO, L.; OLIVEIRA, M. de L. A. de; COELHO, C. M.; ASSIS, M. R. de; FERREIRA, N. T. A Dança do Dabke da literatura ao cinema: considerações do/em movimento do livro Lavoura arcaica de Raduan Nassar e do filme LavourArcaica de Luiz Fernando Carvalho. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 281–298, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.25136. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/25136. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios