O DISCURSO DE PROPRIETÁRIOS DE ACADEMIAS SOBRE A PRÁTICA DA NATAÇÃO COMO ATIVIDADE DE LAZER: INCLUSÃO OU ELITIZAÇÃO SOCIAL?

Autores

  • Fabiano Pries Devide UGF-RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2497

Palavras-chave:

Natação. Lazer. Acessibilidade.

Resumo

A presente investigação teve como objetivos: a) verificar como os professores do ensino da natação interpretam e manejam o acesso de praticantes e b) discutir o papel dos professores proprietários de academias de natação quanto à inclusão social da comunidade no aprendizado. Entrevistas com 5 professoras proprietárias de academias de natação permitiram considerar que: i) possuem uma clientela proveniente da classe média alta; ii) nunca ofertaram ou tiveram experiência em natação para a comunidade,- ¡ii) consideram sua tarefa elitista,- iv) apontam a falta de piscinas públicas para o trabalho comunitário; v) justificam a inexistência de turmas para a comunidade à falta de parceria com outros órgãos, ao preconceito dos alunos pagantes e à falta de educação comunitária. Interpretamos que há fragilidade nos argumentos e um tênue comprometimento das proprietárias quanto à acessibilidade da natação enquanto atividade de lazer.

 

The objectives of this study were: ¡) verify what the teachers who work with beginning swimming classes think about and how they manage the access of apprentices; and ii) discuss the function of the teachers who have their own swimming schools about the social inclusion of the community in the learning-how-to-swim process. Interviews with five teachers, owners of swimming schools have allowed us to conclude that: a) they have their customers from high middle class,- b) they have never offered to or had experiences with offering swimming classes to the community,- c) they consider their task as elitist,-d) they point out the lack of public pools for community work,- and e) they justify the absence of classes to the community based on the lack of association with other institutions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide, UGF-RJ

Mestre em Educação Física e Cultura (UGF/RJ); Doutorando em Educação Física e Cultura/UGF-RJ, na linha de pesquisa de Representações Sociais e Gênero na Educação Física, Esporte e Lazer

Downloads

Publicado

2007-10-23

Como Citar

DEVIDE, F. P. O DISCURSO DE PROPRIETÁRIOS DE ACADEMIAS SOBRE A PRÁTICA DA NATAÇÃO COMO ATIVIDADE DE LAZER: INCLUSÃO OU ELITIZAÇÃO SOCIAL?. Movimento, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 26–36, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2497. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2497. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais