A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - PERÍODO NOTURNO: UM ESTUDO PARTICIPANTE

Autores

  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira UEM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2495

Palavras-chave:

Ensino da Educação Física. Metodologia de ensino. Educação Física no Ensino Médio. Educação Física no Ensino Noturno.

Resumo

O presente estudo caracterizou-se por ser do tipo participante e teve como objetivo geral analisar a viabilidade do desenvolvimento da disciplina Educação Física no ensino médio, período noturno, por meio de uma proposta metodológica de Ensino Aberto. O estudo constituiu-se de quatro etapas básicas de desenvolvimento que foram: primeira, diagnóstico geral da situação da Educação Física no CAIC/UEM- turno noturno,- segunda, elaboração de uma proposta participativa para o desenvolvimento da Educação Física, baseada na metodologia de Ensino Aberto,- terceira, desenvolvimento da proposta durante um semestre envolvendo as turmas de segundo ano dos cursos de Educação Geral e Auxiliar de Enfermagem e,- quarta, avaliação das ações desenvolvidas pelo estudo durante o semestre. Como resultado geral, pôde-se concluir que a Educação Física é plenamente viável de ser desenvolvida dentro do ensino noturno, com conteúdos significativos e de valor para seus participantes. Não houve nenhuma queixa ou comentário que desabonasse as estratégias adotadas e as ações desenvolvidas. Como ponto final do estudo, sugere-se que estudos da mesma natureza sejam desenvolvidos nas demais áreas do conhecimento, no período noturno, para que possam contribuir para uma mudança significativa da formação hoje ofertada ao aluno trabalhador.

 

The aim of the present participating study was to analyze the feasibility of developing Physical Education in evening classes of Senior high school through an Open Teaching Methodology. It was carried out through the following basic phases: surveying Physical Education situation at CAIC/ UEM — evening classes,- establishing an interactionist plan to develop Physical Education based on the Open Teaching Methodology,- carrying out the plan during one semester involving senior highschool second year classes of the courses in General Education and Nurse Aides, selected for being halfway through the course and already having experienced Physical Education systematic teaching,-evaluating.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, UEM

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR. / Brasil -

Downloads

Publicado

2007-10-23

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. B. de. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - PERÍODO NOTURNO: UM ESTUDO PARTICIPANTE. Movimento, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 5–13, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2495. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2495. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais