Possibilidades para o Ensino Orientado na Problematização: para a Realização da Concepção de "Aulas Abertas às Experiências"

Autores

  • Rodrigo Tetsuo Hirai Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Luiz Cardoso UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2432

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas. Educação Física escolar. Educação Infantil.

Resumo

A Concepção “Aberta” no Ensino da Educação Física escolar brasileira têm apontado para que se oriente as aulas na problematização (Grupo de Trabalho Pedagógico UFPe-UFSM, 1991). Esta pesquisa teve como objetivo apreender, em uma experiência de ensino na Educação Física Infantil, possibilidades pedagógicas para a realização desta orientação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Para a interpretação das aulas utilizou-se como método a hermenêutica, a arte de compreender. Do trabalho realizado, foram abertas três possibilidades para a realização do ensino orientado na problematização: o desafio, o questionamento e a tarefa.

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Biografia do Autor

Rodrigo Tetsuo Hirai, Universidade Federal de Santa Catarina

DEF/CDS - UFSC - Educação Física

Publicado

2008-11-16

Como Citar

HIRAI, R. T.; CARDOSO, C. L. Possibilidades para o Ensino Orientado na Problematização: para a Realização da Concepção de "Aulas Abertas às Experiências". Movimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 99–116, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2432. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2432. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais