EXPERIÊNCIAS SOCIOCORPORAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Zenólia Christina Campos Figueiredo UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2395

Palavras-chave:

Educação Física, docentes. Fatores socioeconômicos. Escolha da profissão.

Resumo

: O objetivo desse artigo é interpretar/compreender as experiências sociocorporais dos alunos construídas anteriormente à formação inicial em Educação Física e às experiências sociocorporais dos alunos na transição do ensino médio para o ensino superior. As experiências sociocorporais dos alunos construídas no decorrer da formação, focando a hierarquização de disciplinas, as escolhas de disciplinas e as relações com os saberes dessas disciplinas foram objeto de reflexão em um outro artigo já publicado na Revista Movimento. Busquei interpretar o fluxo das falas sociais dos alunos do curso, a partir da escrita dos “memoriais” das falas das entrevistas em grupo e individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenólia Christina Campos Figueiredo, UFES

Professora Adjunto I do Centro de Educação Física e Desportos da UFES. Doutora em Educação pela UFMG.

Doutora em Educação pela UFMG. Docente do Centro de Educação Física e Desportos da UFES. Vitória, ES, Brasil. E-mail: zenolia@npd.ufes.br

Publicado

2008-04-30

Como Citar

FIGUEIREDO, Z. C. C. EXPERIÊNCIAS SOCIOCORPORAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 85–110, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2395. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2395. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais