A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Vicente Molina Neto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2385

Palavras-chave:

Prática docente. Professor de educação física. Escola pública.

Resumo

O presente estudo trata da prática docente dos professores das escolas públicas de Porto Alegre. Com procedimentos metodológicos de caráter predominantemente etnográficos, ouvi 20 participantes, para entender sua maneira de atuar na escola. O texto resulta, fundamentalmente, da interpretação de seus depoimentos à luz de referências bibliográficas e da minha experiencia como professor de educação física. A análise das informações sugere que sua prática docente está relacionada com a organização de seu lugar de trabalho e com as relações que estabelecem com as demais parcelas da comunidade escolar. Nessa prática, esses professores constróem estratégias e conhecimentos que lhes caracterizam como práticos reflexivos.

 

The present study examines the teaching practice of teachers of public schools of Porto Alegre, RS. Through predominantly ethnographic methodological procedures, 20 participants were heard so that their way of acting in school could be understood. The text is the result of interpretation of their statements in light of bibliographical references as well as the author's own experience as a physical education teacher. The analysis of the information gathered suggests that the teaching practice of these subjects is related both to the organization of their work place and to the relations they establish with the remaining sectors of the school community. In this practice, these teachers build up symbolism, strategies, and knowledge, which characterize them as reflective practitioners.

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Biografia do Autor

Vicente Molina Neto, UFRGS

professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Su

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Publicado

2007-09-19

Como Citar

MOLINA NETO, V. A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE. Movimento, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 31–46, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2385. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2385. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais