FASE DE DESINVESTIMENTO DA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Margareth Porath Universidade Federal de Santa Catarina
  • Priscila Jochem Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.23058

Palavras-chave:

Desinvestimento sereno. Desinvestimento amargo. Carreira docente. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a fase de desinvestimento profissional de professores de Educação Física. Neste estudo de casos de histórias de vida participaram quatro professores de Educação Física, com mais de vinte e cinco anos de intervenção profissional no magistério público estadual de Florianópolis. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. As evidências encontradas retratam o desinvestimento amargo pautado pelo descaso governamental, sendo que o desinvestimento sereno é retratado pelo período de afastamento da docência, o qual os docentes poderão investir em seus projetos pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Porath, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e especialização em Metodologia e Treinamento em Voleibol pela Universidade Gama Filho (2007). Atualmente é professora e técnica de voleibol na Associação dos Empregados da Eletrosul (ELASE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e treinamento esportivo.

Priscila Jochem, Universidade Federal de Santa Catarina

Priscila Jochem possui graduação em educação física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2004). Possui experiência organização de competições esportivas; arbitragem de voleibol, futebol e triatlon, sendo atualmente professora de musculação e natação na Academia Aqualine em São José/SC e árbitra da categoria Nacional da Confederação Brasileira de Voleibol ( CBV ) e Federação Internacional de Voleibol (FIVB)

Alexandra Folle, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física (2009) e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional, nível de satisfação profissional, formação esportiva, basquetebol.

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutora na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente realiza o Curso de Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, recreação e lazer e docência.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Diretor do Centro de Desportos da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

PORATH, M.; JOCHEM, P.; FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. do. FASE DE DESINVESTIMENTO DA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 203–222, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.23058. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23058. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais