A MODELAÇÃO DA PERFORMANCE DESPORTIVO-MOTORA: UM CONTRIBUTO CENTRADO NO PENSAMENTO DE FLEISCHMAN E QUAINTANCE E NA MODELAÇÃO DA ESTRUTURA DE COVARIÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2240Palavras-chave:
Performance desportiva.Resumo
O trabalho que agora apresentamos corresponde a algumas inquietações decorrentes de um dos aspectos fundamentais da nossa dissertação de doutoramento - a possibilidade de modelar a performance desportivomotora, a partir da integração das perspectivas de Fleishman e Quaintance (1984) e da metodologia da Modelação da Estrutura da Covariância. Trata-se sobretudo de uma exposição sem outras pretensões que não sejam a da estimulação da discussão e da crítica às idéias que avançaremos. A possibilidade de modelar a performance desportivo motora tem exercido um enorme fascínio em investigadores de diferentes áreas do conhecimento. A prová-lo estão as suas variadas e incessantes propostas. Thomas, Eclache e Keller (1 989) oferecem uma visão lata deste movimento no contexto do desporto de rendimento. Convém referir, no entanto e de acordo com a nossa perspectiva, que as propostas pictográficas dos vários autores nem sempre correm em paralelo com o vigor que deveria ser exigido aos enunciados teóricos que lhes servem de base, excepção feita para o modelo de Bouchard e Godbout (1 973).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1997-08-24
Como Citar
MAIA, J. A. R. A MODELAÇÃO DA PERFORMANCE DESPORTIVO-MOTORA: UM CONTRIBUTO CENTRADO NO PENSAMENTO DE FLEISCHMAN E QUAINTANCE E NA MODELAÇÃO DA ESTRUTURA DE COVARIÂNCIA. Movimento, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 34–50, 1997. DOI: 10.22456/1982-8918.2240. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2240. Acesso em: 1 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
