PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS E SEUS SIGNIFICADOS

Autores

  • Rosângela Fragoso UFRGS
  • Airton Negrine UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2239

Palavras-chave:

Antiginástica. Biodança. Formação pessoal. Terapia reichiana.

Resumo

Este trabalho nasce de interesses convergentes de estudar práticas corporais alternativas, ou seja, aquelas que tradicionalmente não fazem parte dos currículos dos cursos de Educação Física e que pouco a pouco vão tendo cada vez mais adeptos. Surge como produto de um trabalho de iniciação científica financiado pelo CNPq e que se desenvolve no âmbito da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação inicial para a escolha da temática foi determinada pela compreensão que os movimentos corporais espontâneos exprimem: afetividade, emoção e sentimento. Estes aspectos, embora presentes em toda ação, nas atividades gímnicas-desportivas que predominam nos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física, pouco são valorizados como elementos de análise e avaliação do comportamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Fragoso, UFRGS

Acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física da UFRGS.

Airton Negrine, UFRGS

Doutor em Filosofia da Ciência da Educação. Professor titular do Departamento de Ginástica e Recuperação da Escola de Educação Física da UFRGS.

Downloads

Publicado

1997-08-24

Como Citar

FRAGOSO, R.; NEGRINE, A. PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS E SEUS SIGNIFICADOS. Movimento, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 14–33, 1997. DOI: 10.22456/1982-8918.2239. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2239. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais