EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: EM BUSCA DE UMA REORIENTAÇÃO PARA A SUA PRÁXIS

Autores

  • Fabiano Pries Devide

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2232

Palavras-chave:

Educação física. Promoção da saúde. Estilos de vida ativos.

Resumo

A Educação Física e a saúde aparecem relacionadas ao longo da história. Frases como "o exercício faz bem à saúde" e "o esporte é saudável" são comuns em nosso cotidiano e demonstram empirica-mente essa relação, a qual se dá pela via da aptidão física e apóia-se na influência benéfica do exercício no status de saúde. Entretanto, a aceitação dessa relação se complica na medida em que sugere uma idéia de causalidade. Nesse sentido, a promoção da saúde se apresenta como um ideário capaz de ampliar essa relação de compromisso, uma vez que busca integrar os aspectos políticos, econômicos e sócio-culturais da vida humana sem desconsiderar a aptidão física. Este ensaio pretende, pois, ser uma contribuição no sentido de posicionar a Educação Física como veículo da promoção da saúde, mediada por uma visão contemporânea de saúde e de sua relação com o exercício, possibilitando uma atuação mais significativa .do professor de Educação Física, enquanto educador, perante a questão da saúde dos seus alunos e de sua comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ex-integrante do extinto Grupo de Estudos em Educação Física e Promoção da Saúde (GEFIPS-UFRRJ), Professor do Colégio Centro de Ensino Moderno (Teresópolis/R.J.) e Professor de Natação do Panorama Country Club (Teresópolis/R.J.)

Downloads

Publicado

1996-12-22

Como Citar

DEVIDE, F. P. EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: EM BUSCA DE UMA REORIENTAÇÃO PARA A SUA PRÁXIS. Movimento, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 44–55, 1996. DOI: 10.22456/1982-8918.2232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2232. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais